Sobre Gustavo Moura (Guru Sevananda)

Guru-Sevānanda dāsa (Gustavo Moura) é um educador com formação tradicional e acadêmica focada nas tradições do Dharma. Viveu por mais de doze anos na Índia, onde aprendeu o idioma sânscrito e estudou a fundo a literatura védica diretamente na fonte de uma tradição viva. Em 2000 recebeu sua iniciação espiritual na ISKCON (International Society for Krishna Consciousness), instituição fundada por Bhaktivedanta Swami Prabhupada que faz parte da linhagem Vaiṣṇava Gauḍīya . Estudou por cinco anos no Vrindavana Institute for Higher Education e mais um ano no Srimad-Bhagavata-Vidyapitham, ambos na região de Vrindávana, Índia. Desde 2005, Guru-Sevananda vem conduzindo cursos sobre a Bhagavad-Gītā e outros textos consagrados das tradições do Yoga, do Vedānta e do Vaiṣṇavismo Gauḍīya, todas elas centradas nesse conceito fundamental chamado Dharma.

Antes de iniciar sua jornada espiritual, Guru-sevānanda foi Oficial do Exército Brasileiro formado na Academia Militar das Agulhas Negras. Amante da natureza, ele também foi alpinista, tendo escalado algumas das montanhas mais altas da América do Sul, incluindo o Aconcágua. De muitas maneiras, certas qualidades adquiridas nessas experiências anteriores, como disciplina, dedicação e perseverança, foram de grande valia em sua vivência na Índia como um sādhu, ou monge itinerante, por tantos anos.

De volta ao ocidente desde 2013, graduou-se em Theology and Religious Studies pelo Bhaktivedanta College/University of Chester. Em seguida, fez um mestrado em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa. Tendo feito essa ponte entre o estudo tradicional e acadêmico, seu desejo agora é tornar mais acessível ao público brasileiro os ensinamentos atemporais das tradições do Dharma, compartilhando mais amplamente essas preciosas joias filosóficas que colheu ao longo dos anos através de muitas experiências e aventuras.